O cenário é Monaghan e, como manda a tradição irlandesa, a história tem coisas fantásticas e um certo toque de magia. As fadas e duendes foram substituídas por dois homens com um sonho e uma vontade inabalável, como são os empresários Martin McVicar e Robert in Moffett. Há também campos verdejantes, arco-íris e, no final deste, lá está o pote de ouro: a nova fábrica da Combilift, um investimento de 50 milhões de euros, que vai continuar a levar a empresa irlandesa e os seus equipamentos costumizados aos quatro cantos do mundo.

São 40 hectares de terreno, no condado irlandês de Monaghan, que acolhem esta nova fábrica de 46.500 m² e que conta com um moderno centro de Investigação & Desenvolvimento, zona para testes dos equipamentos, além de amplas instalações administrativas. 20 anos depois de ter sido criada pela mão e pela vontade do seu CEO e do seu director técnico, a Combilift inaugurou a sua nova casa no dia 26 de Abril perante jornalistas do mundo inteiro e na presença dos revendedores que tem espalhados por mais de 85 países. A portuguesa Tima lá estava também, representada pela administradora da empresa e pelo seu director comercial.

Não é exagero afirmar que o fabricante tem vindo a revolucionar a forma como empresas do mundo inteiro movimentam e armazenam materiais, especialmente cargas longas, de grandes dimensões e pouco convencionais, ou quando o espaço em armazém é limitado e exige soluções que se afastam do padrão.

São especializados na produção de máquinas e equipamentos “taylor made” e o que os seus clientes têm em comum é apenas a compreensão de como um design inteligente pode fazer toda a diferença e maximizar a eficiência, a segurança, a operacionalidade e, por consequência, o lucro dos seus negócios.

Os 200 postos de trabalho, a serem criados nos próximos três anos, serão para técnicos qualificados, engenheiros de projecto, especialistas em logística e supply chain, bem como para profissionais com competências ao nível da engenharia mecânica e eléctrica. Hoje, a Combilift emprega 550 pessoas na produção das suas soluções para a movimentação de produtos e materiais.
Martin McVicar, o CEO da companhia salientou que o investimento permitiria à Combilift cumprir os seus ambiciosos planos de crescimento: “Empregamos mais 230 pessoas desde que anunciámos em 2015 os nossos planos para esta fábrica que estamos agora a inaugurar e planeamos recrutar mais 200 nos próximos três anos. É a combinação desta unidade de produção de última geração e uma força de trabalho qualificada e capacitada, que nos irá permitir duplicar a produção nos próximos cinco anos ”.

Personalização “em massa”
Martin McVicar, atribui o impressionante crescimento da empresa à customização em massa. “A Combilift estabeleceu o padrão de referência para a produção em massa de produtos inovadores e personalizados. Esta é, no nosso entender, a nova fronteira para o cliente e para o fabricante. Cada vez mais os clientes esperam que os produtos sejam adaptados para responder às suas reais necessidades ”. É isso que esta empresa faz desde 1998.

“A flexibilidade das nossas novas instalações significa que a Combilift pode continuar a receber e dar resposta a qualquer solicitação para o desenvolvimento de uma solução personalizada quando em causa está o manuseamento e movimentação de materiais ou produtos com exigências especiais”, disse McVicar.

“A nova fábrica permite-nos duplicar a produção e permanecermos focados nas necessidades dos nossos clientes e revendedores. Hoje, somos muito mais do que um fabricante de empilhadores e equipamentos de movimentação. Estamos a transformar o sector de transporte e logística com as nossas soluções e propostas inovadoras. Os nossos engenheiros proactivamente projectam, planeiam e produzem soluções em colaboração com os nossos clientes, oferecendo-lhes uma análise de fluxos de materiais e animações em 3D com as soluções ou futuras implantações, para que eles possam ter uma ideia o mais real possível do projecto”, esclareceu o CEO.

A Combilift é, de facto, uma incrível história de sucesso de Monaghan. Quando a empresa foi fundada, há 20 anos, contava com três funcionários, um conceito arrojado – que posteriormente se revelaria brilhante – e a ambição de torná-lo realidade. Actualmente, exporta 98 por cento dos seus produtos. O que começou como uma pequena operação focada em desenvolver soluções para um nicho de mercado é hoje uma reconhecida marca global com uma declarada e assumida paixão pela inovação.

Os novos equipamentos e as razões que fazem desta uma “fábrica verde” e uma aposta inequívoca na produção sustentável ficam para a parte dois da história, a ler na reportagem completa na Supply Chain Magazine.