Segundo o ranking anual da Euler Hermes, “Enabling Digitalization Index”, Portugal encontra-se na 32.ª posição a nível global, atrás da Lituânia e à frente do Qatar, no ranking dos países mais capazes de se adaptarem à transformação digital em curso na economia. Isto coloca o país no 17.º lugar dos 28 países da União Europeia, abaixo de metade da tabela.

Este estudo é feito segundo os mercados digitais dos países, envolvendo cinco componentes (Regulamentação, Conhecimento, Conectividade, Infra-estruturas e Tamanho) e 10 indicadores, em que Portugal obteve 52,7 valores num máximo de 100. Portugal subiu um lugar em relação ao ranking global do ano passado, dos 115 países avaliados pela Euler Hermes, tendo como ponto forte a Regulamentação, categoria na qual se encontra até à frente da França e da Bélgica.

A maior diferença em relação ao ano anterior notou-se na ascensão dos Países Baixos ao terceiro lugar, posição até então ocupada pela Suíça, por uma diferença mínima de 0.3 valores. No topo do ranking podemos ver que metade do “top 10” é ocupado por economias europeias.